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Tesla

 

A Tesla está novamente debaixo do olhar atento da Administração Nacional de Segurança de Tráfego Rodoviário (NHTSA), a agência de segurança rodoviária dos EUA. Desta vez, a investigação foca-se no software Full Self-Driving (FSD) da empresa, que alegadamente não obedece às leis de trânsito, especialmente ao ignorar semáforos vermelhos e ao realizar mudanças de faixa perigosas.

 

Este novo processo surge poucas semanas depois de a agência ter aberto uma investigação sobre relatos de crianças que ficaram presas dentro de modelos Model Y de 2021, devido a uma falha nos puxadores eletrónicos das portas. Em alguns casos, os proprietários tiveram de partir uma janela para retirar os seus filhos. A Tesla já está a abordar o problema, tendo anunciado um redesenho dos puxadores problemáticos.

 

Na Avaliação Preliminar, identificada como PE25012, o Gabinete de Investigação de Defeitos (ODI) da NHTSA expressou "preocupações" com o desempenho tanto do FSD (Supervised) como do FSD (Beta). Ambos os sistemas são vendidos pela Tesla como sendo de Nível 2 de automação parcial, o que significa que o condutor deve permanecer totalmente atento e responsável pela condução em todos os momentos.

 

O perigo dos semáforos vermelhos

 

A investigação da ODI procura determinar se o FSD pode obstruir a capacidade do condutor de supervisionar o sistema quando este executa uma ação inesperada. A agência identificou "18 queixas e uma reportagem" onde um Tesla com o FSD ativo não parou num semáforo vermelho. Em alguns casos, o sistema avançou pelo cruzamento sem emitir qualquer aviso ao condutor.

 

Mais grave ainda, a ODI acrescentou que seis relatórios oficiais mostram que um Tesla com FSD passou um semáforo vermelho e resultou num acidente, com quatro desses acidentes a causarem um ou mais feridos. A investigação, em colaboração com as autoridades de Maryland, sugere que o problema pode ser repetível, uma vez que vários incidentes ocorreram no mesmo cruzamento em Joppa.

 

Mudanças de faixa perigosas e outros erros

 

Outra vertente da investigação centra-se em veículos com FSD que "entraram em faixas de sentido contrário", cruzaram linhas amarelas contínuas ou tentaram virar para uma estrada na direção errada. O gabinete está também a analisar incidentes em que o FSD seguiu em frente numa faixa exclusiva para virar, ou virou a partir de uma faixa destinada a seguir em frente. Alguns relatos alegam que o sistema executou estas manobras perigosas em direção ao tráfego que se aproximava, dando pouco tempo ao condutor para intervir.

 

A investigação da NHTSA irá abranger qualquer outra situação em que este comportamento possa surgir, como ao viajar ao lado de uma faixa de trânsito em sentido oposto ou ao aproximar-se de passagens de nível.

 

Os veículos da Tesla sob investigação incluem o Model 3 (2017-2026), Model S (2016-2025), Model X (2016-2025), Model Y (2020-2026) e o Cybertruck (2023-2026).




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