O Facebook e o Instagram anunciaram que vão começar a combater a desinformação partilhada nas suas plataformas sobre os planos de vacinação, algo que tem vindo a crescer nos últimos meses dentro das plataformas.
A partir de agora, o algoritmo da rede social vai começar a rebaixar a visibilidade de publicações que tenham como objetivo criar campanhas de anti-vacinação, ou partilhem informações falsas sobre vacinas e conteúdos relacionados.
Segundo o comunicado da rede social, as páginas que partilhem este conteúdo irão começar a deixar de surgir com tanta frequência na timeline dos utilizadores, além de que não irão surgir nos resultados de pesquisa.
Para os individuais que partilhem os conteúdos nos seus perfis, estes irão começar a receber uma classificação mais reduzida, deixando de surgir a amigos ou conhecidos nas suas páginas iniciais de perfil.
O Instagram, que também pertence ao Facebook, irá aplicar o mesmo método nas publicações de imagens sobre a plataforma. Conteúdos dentro deste formato irão deixar de ser recomendados na timeline principal dos utilizadores e não irão surgir em publicações da aba “Explorar”.
Esta medida surge depois da plataforma ter, em várias ocasiões, deixado bem claro que campanhas de prevenção da vacinação podem por em risco a saúde dos utilizadores e de quem os rodeia. Apresar disso, a plataforma ainda é um dos principais meios de partilha destes conteúdos e com um crescente número de utilizadores a entrarem na campanha, sobretudo nos EUA.
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