1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

Chips qualcomm vs exynos

 

Não é recente a disputa que existe na Samsung e das críticas ao uso de processadores da Qualcomm e da Exynos sobre o mesmo modelo de smartphone. Por norma, a variante dos smartphones da empresa com chips da Exynos tende a ter um desempenho consideravelmente inferior às variantes com o chip da Qualcomm – além de outros problemas, como o aquecimento elevado.

 

No entanto, com a chegada do novo Exynos 2100, a empresa parece finalmente ter começado a tomar notas para o futuro: e os primeiros resultados são animadores.

O canal do YouTube PBK Reviews realizou uma comparação sobre os novos modelos Galaxy S21 Ultra da Samsung, focando-se nas diferenças entre o modelo com o Qualcomm Snapdragon 888 e a variante com o Exynos 2100.

 

De acordo com o resultado do teste, o chip dedicado da Samsung acabou por ser mais vantajoso, superando mesmo o que se esperava do Snapdragon 888. Num teste de desgaste da bateria de 30 minutos, comparando os dois dispositivos, a variante com o Snapdragon 888 terminou o mesmo com uma capacidade de 86% na bateria, enquanto que a variante com o Exynos 2100 terminou com 89%.

 

 

Além disso, o teste também foi comparado a nível do aquecimento, com o modelo do chip da Samsung a ter uma temperatura até 4ºC inferior à do chip da Qualcomm. No final, estes são excelentes resultados para a variante do chip da empresa, e que podem também ditar o futuro da marca.

 

No entanto, a nível do desempenho final, ainda existem algumas vantagens para o chip da Qualcomm. Os resultados finais são bastante parecidos entre os dois chips, mas o da Exynos peca sobretudo a nível do desempenho do GPU, que não atinge a qualidade que se verifica no Snapdragon 888. Isto, no entanto, é possível que venha a ser corrigido pela Samsung no modelo do próximo ano – e também com melhorias a nível do chip em si.

 

A Samsung encontra-se a trabalhar com a AMD para desenvolver as tecnologias que podem vir a ser implementadas em futuros processadores da linha Exynos, e que deverão vir a melhorar consideravelmente o desempenho gráfico destes chips – ao ponto de poderem vir a tornar-se uma alternativa a ponderar aos modelos da Qualcomm.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech