Nos últimos dias o mercado das criptomoedas tem vindo a verificar um aumento na adoção da CHIA, uma moeda virtual considerada como “verde”, que invés de usar o processamento de gráficas para a mineração, usa invés disso os discos rígidos.
Usando discos SSH ou HDD, a criptomoeda pode ser minerada de forma “amiga do ambiente”, já que o uso de energia dos discos rígidos, mesmo em total uso, é sempre consideravelmente inferior ao de uma gráfica.
No entanto, várias fontes também apontam que esta criptomoeda pode vir a causar impacto nas vendas de discos no mercado, levando ao aumento de preços como se tem vindo a verificar também nas gráficas – e à disponibilidade limitada dos mesmos.
Não apenas isso, mas o uso de discos rígidos para mineração também não será algo considerado como “normal”, e como tal algumas fabricantes já se começaram a precaver dos riscos envolvidos.
A fabricante chinesa de discos GALAX já confirmou que irá invalidar a garantia de todos os discos que apresentem problemas e onde seja verificado que os mesmos foram usados para fins de mineração da criptomoeda CHIA.
A fabricante alega que, devido ao processo levar a um uso consideravelmente mais elevado do disco, sobretudo na gravação de dados, o desempenho dos mesmos pode vir a ser consideravelmente afetado em pouco tempo – tendo também em conta que esta não será uma situação normal de se verificar, e os discos não se encontram adaptados para este uso.
A empresa garante que vai continuar a fornecer garantia aos clientes e aos discos, além de que esta é também uma das fabricantes que vai começar a lançar discos destinados a mineração. No entanto, para o mercado de discos regulares, caso seja verificado que o disco foi usado para efeitos de mineração, a garantia poderá não se aplicar nos mesmos.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!