1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Google em paragem

 

Existem vários países que começaram a deixar de lado alguns dos produtos da Google, para se focarem em ofertas mais privadas, mesmo que isso não seja propriamente uma obrigação para as entidades. No entanto, a Dinamarca recentemente aprovou uma nova legislação que pode mudar drasticamente isso.

 

As autoridades da Dinamarca revelaram que vão restringir o uso de produtos da Google por parte de entidades governamentais e escolares. Esta nova medida surge por parte da Autoridade de Proteção de dados do Pais, que considera que as ferramentas da Google recolhem os dados dos utilizadores, e podem comprometer a segurança em vários aspetos.

 

Inicialmente a investigação era focada apenas para instituições de ensino que usavam plataformas como o Google Workspace. No entanto, essa ideia foi estendida para todos os serviços da Google depois de se validar a recolha de dados que era realizada dos mesmos.

Com isto, o uso das plataformas da empresa encontra-se proibido sobre a administração pública e as instituições de ensino da Dinamarca.

 

O mais grave desta situação será que esta medida pode não ser, durante muito tempo, exclusiva da Dinamarca. Isto porque as autoridades locais consideraram que a Google não realiza a recolha e tratamento de dados de acordo com o RGPD da União Europeia, e portanto, existe a possibilidade que a medida venha a ser estendida para mais países.

 

De notar que a Dinamarca não é o primeiro pais que alega problemas relativamente à recolha e uso de dados por parte da Google. Ainda de forma recente foram levantadas várias questões relativamente ao uso e recolha dos dados realizados pela plataforma do Analytics.

 

No caso da Dinamarca, no entanto, as autoridades locais deram até ao dia 3 de Agosto para que seja feita a mudança das plataformas da Google para entidades alternativas, algo que certamente não será fácil de se realizar.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech