Se foi um dos sortudos que conseguiu comprar um bilhete para o concerto dos Coldplay, possivelmente deve querer partilhar isso com amigos e familiares, e as redes sociais são a melhor forma de o fazer.
Seja em Stories ou publicações, ao adquirir um bilhete muitos acabam por partilhar o “feito” nas redes sociais. O que podem não se aperceber será que, ao fazer essa tarefa, estão também a colocar em risco os próprios bilhetes.
A maioria dos bilhetes são validados a partir do código de barras que se encontra no mesmo. Este é o meio pelo qual, no dia do evento, será registada a entrada e confirmado a validade do bilhete. Quando o bilhete é validado, este deixa de se conseguir registar novamente para entrada.
E é aqui que entram as possíveis dores de cabeça. Muitas vezes, ao partilhar uma foto de um bilhete, os utilizadores acabam também por partilhar o código de barras que se encontra no mesmo. Uma vez que essa imagem é enviada para a Internet, onde qualquer um a pode ver, existe a possibilidade que alguém a use para criar os seus próprios bilhetes falsos.
Se alguém recolher esse código de barras, tecnicamente pode criar um bilhete falso em seu nome, que no dia do evento pode ser usado para entrar no mesmo. O pior é que pode não saber que o seu bilhete foi roubado até ao dia em que entra efetivamente no evento.
Se a pessoa que roubo o código de barras entrou primeiro, o seu bilhete vai ser automaticamente rejeitado – uma vez que já foi usado para a entrada.
É por isso que deve ter extremo cuidado na hora de partilhar o bilhete na internet. Se o quiser realizar, tenha atenção para não incluir nenhuma parte do código de barras ou outros elementos que sejam considerado "únicos” para validação – como códigos QR.
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