1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Set de DJ

 

A Inteligência Artificial encontra-se cada vez mais presente no dia a dia de muitas tecnologias, e depois do ChatGPT, agora a Google revela uma nova tecnologia que pode aplicar essa IA para o conceito musical.

 

A Google recentemente revelou a sua nova plataforma de IA, a MusicLM, que aplica o conceito para criar conteúdos de música, usando apenas pequenas descrições das mesmas pelos utilizadores.

Apesar de não ser o primeiro projeto do género, onde IA é usada para criar música diretamente, o MusicLM adota uma base de dados consideravelmente mais alargada do que qualquer outra tecnologia apresentada até agora.

 

Este novo sistema apenas necessita que os utilizadores descrevam um pouco da música e do estilo da mesma, de forma a que esta seja criada diretamente. A tecnologia permite mesmo que sejam criadas melodias diferentes apenas com uma amostra do que o utilizador pretenda, que pode ser fornecido pelo assobiar.

 

Apesar de o MusicLM ser certamente um avanço considerável para a tecnologia, ainda possui as suas falhas. Alguns dos temas criados pela tecnologia podem ser considerados repetitivos, ou certos estilos de música podem não sair como esperado.

Existe ainda a possibilidade que conteúdos vocais tenham letras incompreensíveis, tendo em conta a forma como a própria tecnologia funciona.

 

No entanto, para quem pretenda experimentar a tecnologia, infelizmente ainda não será algo fácil de se realizar. Tal como acontece com muitas outras tecnologias de IA da Google, a empresa ainda se encontra numa fase de testes e desenvolvimento, sendo que não existe uma versão pública da mesma. A tecnologia ainda deve ser consideravelmente melhorada antes de se tornar algo real para o futuro, mas já demonstra do que poderemos esperar.

 

É também importante sublinhar que este género de tecnologia já existe no mercado, e alguns artistas usam a mesma para criar as suas composições. No entanto, estas tendem a ser algo editadas de forma manual antes da publicação, ou são conteúdos totalmente aleatórios, criados sem base em IA ou por padrões diretos.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech