Depois de quase 16 anos em desenvolvimento, o sistema Funtoo Linux chega agora ao fim. O criador do projeto desta distribuição, baseada em Gentoo, confirmou que vai descontinuar a mesma.
Funtoo foi originalmente lançado em 2008, tendo como base o sistema Gentoo. O desenvolvimento do mesmo tinha vindo a ser lento, mas ainda era adorado pela sua comunidade e recebia atualizações de forma regular.
No entanto, durante esta semana, Daniel Robbins, criador do projeto, revelou numa mensagem que “todas as coisas boas precisam de chegar a um fim”, e no caso deste sistema a sua altura chegou.
A ideia original do projeto seria criar uma comunidade envolvida para o sistema, mas o mesmo considera que isso não se encontra mais ativo, e portanto, o desenvolvimento do sistema chega agora ao fim. O mesmo também indica que não se encontra interessado em transferir o projeto para outra pessoa, e portanto, novas versões do sistema vão deixar de ser lançadas.
O sistema, eventualmente, vai deixar de receber atualizações de segurança, o que abre portas para possíveis vulnerabilidades que podem ser exploradas em sistemas que se mantenham com o mesmo. Os utilizadores são aconselhados a adotarem outro sistema para uso no dia a dia.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!