A Xpeng acaba de demonstrar a força do seu mais recente lançamento no mercado automóvel. O novo SUV (Veículo Utilitário Desportivo) elétrico, batizado de G7, registou uma procura avassaladora, acumulando mais de 10.000 pré-reservas em apenas 46 minutos após a abertura das encomendas na China. O anúncio foi feito pela própria fabricante pouco depois do evento de apresentação oficial.
Este forte interesse inicial sublinha a elevada expectativa em torno do novo modelo, que já se encontra em exibição em 530 lojas espalhadas por 214 cidades chinesas. Segundo avança o CNEVPost, o G7 posiciona-se como uma proposta tecnologicamente avançada e com um preço competitivo.
Um preço competitivo e tecnologia de ponta
O Xpeng G7 é um SUV de tamanho médio com 4,89 metros de comprimento e uma distância entre eixos de 2,89 metros. Na China, foi lançado com um preço de pré-venda de 235.800 RMB, o que equivale a aproximadamente 30.200 euros à taxa de câmbio atual. Este valor posiciona-o estrategicamente entre os modelos G6 e G9 da marca, embora seja expectável que o preço na Europa, caso venha a ser comercializado, seja superior devido a impostos e custos de importação.
Todas as versões do G7, denominadas Max e Ultra, são construídas sobre uma moderna arquitetura de alta voltagem de 800 volts. Esta tecnologia permite carregamentos ultrarrápidos, com a bateria a suportar um carregamento rápido de 5C. Ambas as variantes oferecem uma autonomia de 702 quilómetros, segundo o ciclo de testes chinês (CLTC).
O poder da IA: a grande aposta da Xpeng
A principal distinção entre as duas versões reside no "cérebro" do sistema de condução inteligente. A variante Max vem equipada com dois chips Nvidia Orin X, uma solução já conhecida e respeitada no mercado. No entanto, a versão Ultra eleva a fasquia ao estrear três chips Turing AI, desenvolvidos pela própria Xpeng.
A empresa afirma que um único chip Turing possui uma capacidade de computação equivalente a três dos chips mais comuns no mercado de condução inteligente. Com os três chips a funcionar em conjunto, a versão G7 Ultra atinge uma potência de computação efetiva superior a 2.200 TOPS (triliões de operações por segundo). Segundo a Xpeng, isto torna o G7 no primeiro "carro IA" do mundo a atingir uma capacidade de computação de nível L3.
Inovações no cockpit e parceria com a Huawei
Outro dos grandes destaques do G7 é a estreia de um sistema de head-up display (HUD) de realidade aumentada, desenvolvido numa parceria inédita entre a Xpeng e a gigante tecnológica Huawei. Esta funcionalidade promete uma experiência de condução mais imersiva e segura, projetando informações essenciais diretamente no campo de visão do condutor.
Com a sua chegada fulgurante ao mercado chinês, o Xpeng G7 estabelece-se como um forte concorrente no competitivo segmento dos SUV elétricos, apostando fortemente na inovação tecnológica, tanto em hardware de carregamento como em poder de processamento para funções de inteligência artificial.
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