1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

hacker a ser detido

 

A Polícia Metropolitana do Reino Unido deteve dois suspeitos de 17 anos na sequência de uma investigação sobre um ciberataque de ransomware a uma cadeia de creches sediada em Londres. Segundo o The Guardian, os jovens foram detidos nas suas casas em Bishop's Stortford, Hertfordshire, por suspeitas de chantagem e crimes informáticos.

 

Este caso está a ser levado muito a sério pelas autoridades, que continuam a trabalhar para levar os responsáveis à justiça e tranquilizar a comunidade afetada.

 

O ataque que expôs dados de mais de mil crianças

 

Os detalhes do incidente alinham-se com um ataque ocorrido a 25 de setembro contra os sistemas da cadeia de creches Kido. A empresa, que serve mais de 15.000 famílias no Reino Unido, EUA, Índia e China, viu os seus sistemas serem comprometidos por um grupo de cibercriminosos conhecido como Radiant Group.

Após a intrusão, os atacantes alegaram ter roubado dados sensíveis e fotografias de mais de 1.000 crianças, bem como informações dos seus pais, familiares e de todos os funcionários da empresa. Numa tentativa de extorquir a cadeia de creches, o grupo divulgou imagens e moradas de algumas das crianças num site na dark web.

 

Ameaças aos pais e a resposta da empresa

 

A tentativa de extorsão não se ficou pela divulgação de dados. Os criminosos chegaram a fazer chamadas ameaçadoras diretamente para os pais das crianças. No entanto, após o fracasso em obter um resgate, os atacantes removeram os ficheiros divulgados a 2 de outubro.

 

A Kido revelou que os dados roubados estavam alojados num serviço de software de terceiros, chamado Famly, utilizado pelas creches para partilhar informações e fotografias com os pais. Anders Laustsen, CEO da Famly, garantiu que "não houve qualquer violação da segurança ou infraestrutura da Famly" e que "nenhum outro cliente foi afetado".

 

Uma tendência preocupante no Reino Unido

 

Will Lyne, Chefe de Crime Económico e Cibernético da Polícia Metropolitana, descreveu as detenções como "um passo significativo" na investigação, reforçando o compromisso em levar os responsáveis à justiça. Também Jonathon Ellison, Diretor de Resiliência Nacional do NCSC do Reino Unido, classificou o incidente como "profundamente angustiante".

 

Estas detenções inserem-se numa tendência crescente de adolescentes a serem associados a ciberataques de alto perfil no Reino Unido. Este ano, a polícia britânica já deteve vários jovens suspeitos ligados a incidentes que visaram empresas como a M&S, Co-op e Harrods, além de outros acusados de violar os sistemas dos Transportes de Londres.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech