A integração de funcionalidades de Inteligência Artificial pelos gigantes tecnológicos continua a chegar a todos os cantos dos seus serviços. A mais recente novidade no menu da Google é uma ferramenta impulsionada por IA para o Google Fotos, desenhada para transformar o próprio utilizador num meme.
Batizada de "Me Meme", esta funcionalidade encontra-se agora na secção "Criar" da aplicação, permitindo aos utilizadores gerar imagens divertidas e personalizadas para partilhar com amigos e família. A ideia é simplificar o processo de criação de humor, utilizando o arquivo pessoal de imagens de cada um.
Como funciona a criação de memes
Para criar um meme, o utilizador deve primeiro escolher um modelo a partir da biblioteca disponível e, de seguida, selecionar a imagem do seu rosto (ou de outra pessoa) que pretende adaptar. Uma vez feita a seleção, o sistema processa a informação e apresenta um meme instantâneo pronto a ser utilizado.
O processo de utilização do "Me Meme" no Google Fotos segue estes passos:
Na parte inferior da aplicação, tocar em "Criar" e depois em "Me Meme".
Selecionar um modelo.
Tocar em "Adicionar foto".
Escolher a fotografia que se pretende carregar.
Tocar em "Gerar".
Após a geração do conteúdo, é possível guardar o resultado na biblioteca, regenerá-lo caso o utilizador não fique satisfeito com a primeira tentativa, ou partilhá-lo imediatamente nas redes sociais ou aplicações de mensagens.
Disponibilidade e contexto atual
A Google está a lançar a funcionalidade "Me Meme" para os utilizadores do Google Fotos nos Estados Unidos. Tratando-se ainda de uma fase experimental, a disponibilidade pode não ser imediata para todos, mesmo naquele território.
Ainda não é claro se os modelos do "Me Meme" incluirão alguns dos memes mais famosos da internet. Devido a questões de direitos de autor, é provável que a tecnológica opte por designs originais ou genéricos, o que significa que, para recriar clássicos específicos, os utilizadores poderão ter de continuar a recorrer a geradores online tradicionais.
Este movimento sugere que a empresa está a encorajar ativamente os utilizadores a criarem versões geradas por IA de si mesmos para publicação online. Recentemente, o CEO do YouTube, Neal Mohan, anunciou também novas ferramentas que permitirão aos criadores gravar "Shorts" apresentando os seus próprios "deepfakes". Os detalhes sobre a nova funcionalidade foram partilhados através de uma publicação oficial no suporte da Google.

Nenhum comentário
Seja o primeiro!