No início deste ano, uma falha de segurança nos sistemas da Tesla terá permitido o acesso a dados pessoais de aproximadamente 75.000 pessoas. No entanto, a marca veio agora confirmar mais detalhes sobre esta falha e o que levou à mesma.
De acordo com a Tesla, a falha permitiu que fossem acedidos dados de 75.735 pessoas, a grande maioria funcionários ou ex-funcionários da empresa. A empresa afirma que a falha terá sido relacionada com um erro interno, que terá permitido o acesso a estes dados sem as permissões necessárias para tal.
A empresa afirma ainda que não identificou acessos indevidos de terceiros aos dados, e não se acredita que os mesmos tenham sido usados para qualquer roubo ou esquema direto. Ainda assim, a empresa decidiu lançar o relatório da falha.
A falha foi inicialmente identificada a 10 de Maio, quando o portal Handelsblatt revelou ter recebido mais de 100 GB de dados da empresa, de diversas fontes. Os ficheiros continham dados sensíveis de funcionários da empresa, e diversos documentos relacionados com casos associados a acidentes de veículos da marca.
Numa carta enviada aos funcionários, a Tesla afirma que os dados terão sido obtidos por dois ex-funcionários, que se aproveitaram do acesso ao sistema para obter os detalhes e divulgar os mesmos com diferentes meios de imprensa.
A fonte que obteve os dados roubados não poderá usar ou distribuir os conteúdos, e segundo a Tesla, a empresa poderá tomar medidas caso tal aconteça.
De notar que a empresa tem vindo a ser alvo de algumas controvérsias nos últimos tempos, estando atualmente ativas várias investigações às práticas da empresa e a segurança de vários dos seus sistemas.
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