
A OpenAI anunciou que vai abrir o seu primeiro escritório na Índia, mais concretamente na capital, Nova Deli, ainda durante este ano. A notícia surge poucos dias após a empresa ter lançado um novo plano de subscrição mais acessível no país, o ChatGPT Go, demonstrando uma clara aposta estratégica no gigante asiático.
Em declarações à Reuters, Sam Altman, CEO da OpenAI, sublinhou a importância deste passo: "Abrir o nosso primeiro escritório e construir uma equipa local é um primeiro passo importante no nosso compromisso de tornar a IA avançada mais acessível em todo o país e de construir IA para a Índia, e com a Índia."
Foco nas vendas e na relação com o governo
A empresa já publicou ofertas para três cargos na área das vendas e estabeleceu uma entidade local, a OpenAI India Private Limited. Atualmente, a operação conta apenas com uma funcionária, Pragya Misra, que lidera as políticas públicas e parcerias da empresa no país desde o ano passado, tendo anteriormente desempenhado funções semelhantes na Truecaller e na Meta.
A escolha de Nova Deli, o centro político do país, em detrimento de polos tecnológicos como Bengaluru ou Hyderabad, e o foco inicial em contratações para a área comercial, sugerem que a prioridade da OpenAI passa por uma estratégia de entrada no mercado e por estabelecer uma relação próxima com o governo indiano.
O Ministro de TI da Índia, Ashwini Vaishnaw, já deu as boas-vindas à empresa. Num comunicado ao jornal The Hindu, afirmou: "Como parte da Missão IndiaAI, estamos a construir o ecossistema para uma IA fiável e inclusiva, e congratulamo-nos com a parceria da OpenAI para avançar esta visão e garantir que os benefícios da IA chegam a todos os cidadãos."
Um mercado gigante e cada vez mais competitivo
A aposta no mercado indiano não é uma surpresa. A Índia representa o segundo maior mercado em número de utilizadores do ChatGPT, sendo também o país com a maior população de estudantes a utilizar a plataforma. Segundo os dados, o número de utilizadores ativos semanais quadruplicou no último ano.
A OpenAI, no entanto, não estará sozinha. A concorrência é feroz, com o Google Gemini e o Perplexity a implementarem estratégias agressivas para conquistar clientes, nomeadamente através da oferta de subscrições Pro gratuitas durante um ano para estudantes indianos.
Para reforçar a sua presença, a OpenAI planeia realizar a sua primeira Cimeira de Educação já este mês e o seu primeiro Dia do Programador no país ainda antes do final do ano.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!